Ajudar o Google a encontrar suas páginas

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Saudações Webmasters,

Vamos evoluir juntos? Siga estas diretrizes gerais para ajudar o Google a encontrar, indexar e classificar seu site de maneira eficiente.

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Diretrizes Gerais

Ajudar o Google a Encontrar suas Páginas

  • Assegure-se de que todas as páginas do site podem ser acessadas por meio de um link em outra página já existente. O link de referência deve conter texto relevante para a página de destino. No caso de imagens, utilize um atributo alternativo. Links rastreáveis são tags <a> com um atributo href.
  • Forneça um arquivo de Sitemap com links para as páginas importantes do seu site. Adicione também uma lista legível com esses links, frequentemente chamada de “índice do site” ou “página de sitemap”.
  • Limite o número de links em uma página a um número razoável (no máximo, alguns milhares).
  • Verifique se o servidor da Web oferece suporte ao cabeçalho HTTP If-Modified-Since, que informa ao Google se houve alterações no conteúdo desde o último rastreamento. Isso ajuda a economizar largura de banda e despesas gerais.
  • Utilize o arquivo robots.txt para gerenciar seu orçamento de rastreamento, evitando que espaços infinitos, como páginas de resultados de pesquisa, sejam rastreados. Mantenha o arquivo robots.txt atualizado e teste sua cobertura e sintaxe usando a ferramenta de teste do arquivo robots.txt.

Formas de Ajudar o Google a Encontrar seu Site

  • Solicite que o Google rastreie suas páginas.
  • Certifique-se de que os sites relevantes saibam sobre suas páginas e que elas estão online.

Ajudar o Google a Entender suas Páginas

  • Crie um site útil e informativo, com páginas que descrevam seu conteúdo de maneira clara e precisa.
  • Pense nas palavras que os usuários usam para encontrar suas páginas e verifique se elas estão presentes no seu site.
  • Certifique-se de que os elementos <title> e os atributos alt são descritivos, específicos e precisos.
  • Estruture seu site com uma hierarquia clara de páginas.
  • Siga as práticas recomendadas para imagens, vídeos e dados estruturados.
  • Ao usar um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) como Wix ou WordPress, verifique se ele cria páginas e links rastreáveis.
  • Permita que todos os recursos do site que afetam significativamente a página sejam rastreados, como arquivos CSS e JavaScript. Use a Ferramenta de inspeção de URL para ver os recursos que o Googlebot não pode rastrear e a ferramenta de testes de robots.txt para depurar diretivas.
  • Evite usar códigos de sessão ou parâmetros de URL que acompanhem o caminho dos bots de pesquisa, pois isso pode levar à indexação incompleta do seu site.
  • Torne o conteúdo importante visível por padrão. Embora o Google possa rastrear conteúdo HTML oculto em elementos de navegação, ele considera esse conteúdo menos acessível para os usuários.
  • Assegure-se de que links de publicidade não afetem as classificações dos mecanismos de pesquisa, usando robots.txt ou rel="nofollow".

Ajudar os Visitantes a Usar suas Páginas

  • Use texto em vez de imagens para exibir nomes, conteúdo ou links importantes. Se precisar usar imagens, utilize o atributo alt para incluir texto descritivo.
  • Certifique-se de que todos os links direcionam a páginas ativas e use HTML válido.
  • Otimize os tempos de carregamento das suas páginas para melhorar a experiência do usuário, principalmente para aqueles com conexões lentas. Use ferramentas como PageSpeed Insights e Webpagetest.org para testar o desempenho da sua página.
  • Projete seu site para todos os tipos e tamanhos de dispositivos, incluindo computadores, tablets e smartphones. Utilize a ferramenta de teste de compatibilidade com dispositivos móveis para avaliar e corrigir problemas.
  • Garanta que seu site seja exibido corretamente em diferentes navegadores.
  • Mantenha as conexões do seu site seguras com HTTPS para criptografar as interações entre o usuário e o site.
  • Assegure-se de que suas páginas sejam acessíveis para pessoas com deficiência visual, testando a usabilidade com leitores de tela.

Diretrizes de Qualidade

Essas diretrizes tratam das formas mais comuns de comportamento fraudulento ou manipulador. O Google pode responder de forma negativa a outras práticas enganosas não listadas aqui. Manter os princípios básicos proporciona uma melhor experiência ao usuário e melhora a classificação do site.

Se você suspeita que outro site está violando as diretrizes de qualidade do Google, preencha um relatório de spam. O Google prefere resolver problemas de forma automatizada e escalonável, minimizando conflitos. Embora nem todas as denúncias resultem em ações manuais, as denúncias de spam são priorizadas com base no impacto ao usuário e, em alguns casos, podem levar à remoção completa do site dos resultados de pesquisa.

Princípios Básicos

  • Crie páginas para os usuários, não para os mecanismos de pesquisa.
  • Não engane seus usuários.
  • Evite truques para melhorar a classificação nos mecanismos de pesquisa. Pergunte-se: “Isso ajudará meus usuários? Eu faria isso se os mecanismos de pesquisa não existissem?”
  • Destaque o que faz seu site especial, valioso ou cativante. Diferencie-se da concorrência.

Diretrizes Específicas

Evite as seguintes técnicas:

  • Conteúdo gerado automaticamente.
  • Participação em esquemas de links.
  • Criação de páginas com pouco ou nenhum conteúdo original.
  • Técnicas de cloaking.
  • Redirecionamentos não autorizados.
  • Texto ou link oculto.
  • Doorways.
  • Conteúdo copiado.
  • Participação em programas de afiliados sem agregar valor suficiente.
  • Carregamento de páginas com palavras-chave irrelevantes.
  • Criação de páginas com comportamento malicioso, como phishing ou instalação de malware.
  • Abuso da marcação de rich snippets.
  • Envio de consultas automáticas ao Google.

Práticas Recomendadas

  • Monitore seu site para procurar hackers e remova o conteúdo invadido imediatamente.
  • Bloqueie e remova spam gerado pelo usuário em seu site.

Caso seu site viole alguma dessas diretrizes, o Google poderá executar uma ação manual contra ele. Após solucionar o problema, envie o site para reconsideração.

Fonte: Google Support

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