Mobile First é uma abordagem de desenvolvimento de projetos web que prioriza a construção da arquitetura mobile, antes da adaptação para desktops. Essa técnica tem ganhado popularidade no mercado da comunicação e da tecnologia, devido ao aumento do uso de smartphones. De acordo com um estudo da The Global Mobile Report, 29% dos brasileiros navegam apenas pelo celular e 73% do tempo online é gasto em dispositivos móveis. Além disso, o mobile ultrapassou o desktop nos e-commerces, com 60% do tempo de acesso.
Comparado ao design responsivo, que automatiza a adaptação de produtos para outras telas, o mobile first prioriza a experiência do usuário mobile em primeiro lugar. Ao desenvolver produtos para dispositivos móveis e adaptá-los para desktop, essa abordagem se alinha às tendências atuais e pode trazer benefícios para o público.
Ao trabalhar com projetos mobile, é importante considerar não apenas a forma, mas também o conteúdo e a navegabilidade. É necessário levar em conta a velocidade do servidor, a eficiência da mensagem e o contexto de acesso dos usuários. Um bom software de análise de dados para mobile também pode ser útil para mensurar o impacto das ações.
Para aplicar o mobile first no marketing digital, é possível focar na construção do site da empresa com total navegabilidade em dispositivos móveis, na presença digital mobile em redes sociais, no desenvolvimento de e-mails marketing e na criação de campanhas completas para usuários de dispositivos móveis. A implementação do mobile first requer a colaboração de toda a equipe, que deve estar atenta a todos os detalhes, desde o conteúdo até a programação e análise dos resultados.